QUEM SOMOS

O estado de Mato Grosso do Sul é fértil para a prática das Ciências Sociais, dentre elas, particularmente a Antropologia, considerando a situação de fronteira com a Bolívia e o Paraguai, as migrações, os povos indígenas, o Pantanal, os conflitos sociais, dentre outros. Essa condição proporcionou a realização da 1ª REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL.

A I RAMS aconteceu em setembro de 2008, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, com o tema “As fronteiras da prática antropológica em Mato Grosso do Sul”. A iniciativa para criação da Reunião originou da necessidade de os/as profissionais da área no MS aprofundarem os estudos sobre a história da antropologia, assim como suas práticas e as possibilidades de organização no estado.  O evento contou com a presença do Prof. Dr. Roque de Barros Laraia (UnB) e da Prof.ª Dra. Edir Pina de Barros (UFMT).

Em 2009 a Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD sediou a II RAMS, juntamente com o Congresso Internacional de Arqueologia, Etnologia e Etno-história de Mato Grosso do Sul. O Prof. Dr. João Pacheco de Oliveira (UFRJ/Museu Nacional), um dos maiores expoentes da Antropologia no Brasil, proferiu a palestra de abertura da Reunião. Nesse evento se iniciou a discussão de uma proposta de Associação de Antropologia no estado de Mato Grosso do Sul.

O tema e as discussões que a III RAMS – REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA no ano de 2011 propôs, a partir de um diálogo com outras áreas do saber e, especialmente, com a sociedade, permeou todo o evento. As palestras e grupos de trabalho apresentaram as problemáticas e a complexidade da sociedade contemporânea, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, os/as profissionais da antropologia procuram ampliar o foco de alcance da compreensão dos fenômenos socioculturais atuais. Os/as acadêmicos/as tiveram um espaço de reflexão sobre temas atuais da Antropologia, permitindo maior compreensão dos desafios que encontrarão pela frente. A participação do Prof. Dr. Antônio Carlos de Souza Lima (PPGAS/UFRJ/Museu Nacional) foi relevante para o sucesso do evento.

Em abril de 2013, no contexto da aprovação da Pós-graduação em Antropologia na UFGD, aconteceu IV RAMS, com a presença do Prof. Dr. Roque de Barros Laraia (UNB) e de professores/as antropólogos/as do Mato Grosso do Sul. O tema foi a celebração dos 50 anos da realização do trabalho de campo coordenado pelo Dr. Roberto Cardoso de Oliveira no MS, com um grupo de alunos/as, que seria a primeira turma de antropólogos/as formados/as pelo Museu Nacional.

No dia 12 de maio de 2015 realizou-se a V RAMS – REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, na cidade de Dourados, durante a realização do III CIAEE – Congresso Internacional de Arqueologia, Etnologia e Etno-história de Mato Grosso do Sul. Foram convidados para presidir o evento o Prof. Dr. Levi Marques Pereira (UFGD) e o Prof. Dr. Álvaro Baducci Jr. (UFMS), com ênfase na organização dos/as antropólogos/as de MS.

Entre os dias 5 a 8 de abril de 2017 ocorreu a VI RAMS, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, com o tema “Povos tradicionais na contemporaneidade – cosmologias e fronteiras”. Nessa versão teve como inovação a presença dos/as jovens antropólogos/as formados no Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFGD, trazendo para as mesas de debates a visibilidade das pesquisas em antropologia do estado. A Prof.ª Dra. Jane Felipe Beltrão (UFPA), foi a conferencista especialmente convida.

Em outubro de 2019 a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS sediou a VII RAMS – REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, com o tema “Diálogos Contemporâneos”. Nessa edição o Prof. Dr. Stepthen Grant Baines (DAN/UnB) e o Prof. Dr. Ronaldo Romulo Machado (UNICAMP) abrilhantaram a RAMS, além da participação do/as antropólogos/as egressos do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFMS.

A VIII RAMS ocorreu em 2021 e foi realizada de forma remota/virtual. Teve como sede a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e como temática “Antropologia e Adversidades: Desafios Contemporâneos”. O desafio para a Comissão Organizadora foi criar as condições para a realização de um evento on-line, respeitando as medidas de biossegurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS em meio à pandemia da covid-19 que assolou o mundo desde os primeiros meses de 2020.

 A IX RAMS também tem como sede a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Será realizada no campus de Campo Grande e tem como tema “Antropologias emergentes – perspectivas a partir do Centro-Oeste”. Seu desafio é reunir, presencialmente, um público interessado em apresentar, refletir e discutir as mais distintas perspectivas que apontem para o Centro-Oeste como novo espaço de diálogo com a produção antropológica contemporânea.