Prêmio Berta Ribeiro:

O Prêmio Berta Ribeiro foi concebido para estimular e premiar a produção científica de jovens pesquisadores de Mato Grosso do Sul no campo da antropologia. O prêmio irá contemplar trabalhos de Iniciação Científica (PIBIC e PIBID) e de Conclusão de Curso (TCC), apresentados em formato de pôster, destacando a qualidade investigativa e analítica das pesquisas de orientação antropológica.

 

O Prêmio é uma homenagem à antropóloga Berta Ribeiro, destacada pesquisadora brasileira, cujos trabalhos contemplam um período de vivência entre o povo Kadiwéu, em Mato Grosso do Sul, juntamente com o antropólogo Darcy Ribeiro, tendo ela realizado o trabalho de arte do livro resultante dessa pesquisa. Voltada para o estudo da cultura material e da arte visual indígenas, pesquisadora de temas como o conhecimento e o manejo ambiental por parte de diferentes povos, a antropóloga Berta Ribeiro antecipou em muito os debates sobre sustentabilidade, destacando a importância dos saberes indígenas na conservação e no equilíbrio do meio-ambiente.

 

O prêmio será concedido na modalidade Pôster e destina-se a estudantes regularmente matriculados/as em cursos de graduação, assim como a profissionais que tenham concluído a graduação há, no máximo, dois anos, desde que apresentem pesquisas fundamentadas no referencial antropológico. A submissão de propostas deverá obedecer aos seguintes requisitos:

 

  • Inscrição prévia e obrigatória no evento.
  • As propostas devem resultar de pesquisas de Iniciação Científica ou de trabalhos equivalentes ao de Conclusão de Curso de Graduação, devidamente comprovados.
  • As propostas podem estar vinculadas a quaisquer áreas da antropologia.
  • A condição de estudante de graduação deverá ser comprovada por meio de envio, no ato da inscrição, de comprovante de matrícula referente ao ano corrente.
  • A condição de graduado/a, com até o máximo de 24 meses de formação, deverá ser comprovada por meio de envio, no ato da inscrição, de cópia de diploma ou de certificado/declaração de conclusão de graduação.
  • As propostas de Pôsteres devem ser apresentadas em formulário específico disponível no ANEXO 2. Cada proposta deve conter:
    • Título do pôster com até 200 caracteres (com espaços).
    • Identificação do/a proponente e vínculo institucional.
    • Contato do/a proponente (telefone e email.
    • Apresentação digital do pôster, em formato PDF. (Anexo)
    • Comprovante de matrícula ou certificado/declaração/diploma de graduação. (Anexo)
  • A apresentação digital do pôster, em formato PDF, a ser encaminhada pelos/as candidatos/as no ato da inscrição da proposta e juntamente com o formulário de inscrição, deve basear-se no seguinte modelo:

. Título do trabalho;

. Autoria e nome do/a orientador/a;

. Instituição do/a autor/a e orientador/a;

. Agência de fomento (se houver);

. Introdução (visão geral e apresentação do objeto);

. Objetivos do trabalho;

. Metodologia (descrição acerca da forma como a pesquisa foi realizada);

. Desenvolvimento (breve análise e discussão sobre resultados alcançados);

. Conclusão;

. Referências bibliográficas.

 

É recomendada a utilização de imagens (fotos, desenhos e outros) e figuras (tabelas, mapas, gráficos e outros) no pôster impresso a ser exposto no evento, observando a boa qualidade imagética. A apresentação estética do trabalho deve ser considerada pelo proponente.

  • Será aceita somente uma inscrição de pôster por autor, sendo possível a inscrição em mais de um trabalho na condição de co-autoria.
  • Menções a projetos coletivos devem ser feitas no pôster.
  • O resultado das propostas de Pôster será divulgado conforme o cronograma do evento.
  • Os trabalhos aprovados deverão ser impressos na forma de pôsteres com largura de 90 cm e altura de 100 cm, contendo suportes (varetas) nas bordas superior e inferior, que permitam fixá-los.
  • Os pôsteres ficarão expostos para julgamento de comissão avaliadora e júri popular, em lugar e período a serem indicados pelo evento. A/o proponente deverá estar presente no momento da apresentação/avaliação dos pôsteres, cabendo a ela/e esclarecer sobre o trabalho e responder a dúvidas e questões colocadas pelas/os avaliadores. Serão considerados desclassificados os pôsteres cujas/os autoras/es não estiverem presentes no período de avaliação.
  • As avaliações da comissão avaliadora irão se pautar nos seguintes critérios: originalidade e relevância do tema, pertinência teórico/metodológica, coerência do texto, adequação das imagens e desempenho na apresentação.
  • Os trabalhos apresentados receberão certificado de apresentação oral e concorrerão à premiação nas duas modalidades de avaliação – comissão avaliadora e júri popular. Os projetos melhor avaliados terão direito a certificado de premiação e receberão prêmios em livros.